-
Arquitetos: Kei Kaihoh Architects
- Área: 356 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Soichiro Suizu
-
Fabricantes: Staco, Stucoflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um depósito de madeira para neve construído em uma pequena aldeia chamada Yasuzuka na cidade de Joetsu, província de Niigata. O depósito de neve é um refrigerador natural que utiliza o calor frio da neve, também utilizado para o armazenamento de arroz colhido na vizinhança. Além do envelhecimento dos agricultores e da falta de sucessores, os agricultores nos arrozais em áreas montanhosas geralmente têm menos produtividade do que os agricultores na planície e tendem a ter rendimentos mais baixos. O cliente Joetsu City pretende melhorar esta situação.
Como a umidade no interior do depósito de neve é sempre alta e a edificação pode ser danificada pela pressão da neve, a construção de concreto armado é geralmente escolhida, mas desta vez, optou-se por uma estrutura de madeira para repensar a relação sustentável entre a indústria florestal local e a neve. Se o armazenamento barato da neve puder ser realizado, os agricultores poderão construir facilmente o depósito, seja em uma nova construção ou uma reforma, e isto impulsionará a utilização da neve em vez de removê-la, promovendo o uso de sua energia. O depósito de neve é um edifício que deve ser fechado para o exterior devido a seu desempenho.
Uma circulação semi-externa foi construída ao redor do perímetro do depósito para que os visitantes pudessem sentir o encanto de seu entorno. Por exemplo, uma parte da parede externa é marcada com água para permitir que os visitantes ouçam o som do rio Oguro e o canto dos pássaros em uma área antes usada para descarte de neve no inverno. Para os moradores, foram inseridas aberturas para capturar a paisagem de seu cotidiano de maneira impressionante. O objetivo era criar um lugar onde os agricultores pudessem se orgulhar da agricultura em um país com neve.
As paredes externas da circulação são duplas para reduzir o impacto ambiental, evitando que a radiação solar atinja as paredes isoladas que circundam o depósito de neve, servindo também como uma cerca de neve no inverno. Os longos pilares do corredor são divididos por vigas auxiliares para formar pilares trançados, e o vão e a altura superior necessária para o armazenamento de neve foram garantidos por métodos convencionais de construção usando madeira de cedro local de pequeno diâmetro em vez de madeira laminada de grande seção.
"Circulação" com várias escalas e características como neve, pessoas, arroz, árvores, vento, calor, etc., se sobrepõem. A paisagem sobreposta é moldada em um edifício chamado de depósito de neve, complementando algumas dessas circulações ou encontrando melhores pontos de contato entre elas.